Ácido hialurónico: em que partes do rosto e do corpo podemos usá-lo para preenchimento. 

O ácido hialurónico (Sodium Acetylated Hyaluronate) é uma substância produzida pelo nosso corpo de forma natural. Ele é fundamental para a sustentação da pele, já que ajuda a manter a função das fibras de colagénio. Entretanto, com o envelhecimento, a quantidade desse ácido no organismo tende a diminuir, o que gera vários problemas, como perda da elasticidade da […]

16 fev 2023

O ácido hialurónico (Sodium Acetylated Hyaluronate) é uma substância produzida pelo nosso corpo de forma natural. Ele é fundamental para a sustentação da pele, já que ajuda a manter a função das fibras de colagénio.

Entretanto, com o envelhecimento, a quantidade desse ácido no organismo tende a diminuir, o que gera vários problemas, como perda da elasticidade da pele, aumento da flacidez e aparecimento de rugas.

Para amenizar esses problemas e manter a pele com uma aparência sempre saudável, é possível optar pelo preenchimento com ácido hialurónico. Abaixo, vai entender como é este procedimento funciona, quais são os seus benefícios e as principais aplicações.

O que é o preenchimento com ácido hialurónico?

O preenchimento com ácido hialurónico é um procedimento no qual uma versão sintética desta substância é aplicada no corpo, através de agulha ou cânula. 

Ao penetrar na região dos sulcos, o ácido ajuda a dar volume e suavizar as marcas de envelhecimento, com os primeiros resultados visíveis de forma imediata e tornando-se mais intensos até uma semana após o tratamento.

A aplicação é praticamente indolor, já que o médico pode fazer o uso de uma anestesia local, caso seja necessário. Além disso, o paciente consegue retornar à sua rotina normal sem precisar de um prazo de repouso. 

A duração do procedimento e o número de sessões podem variar de acordo com as regiões a serem tratadas e com a gravidade do problema. O seu efeito pode durar até 20 meses e, para manter os resultados, são necessárias algumas sessões de manutenção, nos anos seguintes.

Quais os cuidados que devo ter ao fazer o procedimento?

Este procedimento é bastante seguro e comum, mas, de qualquer forma, é essencial que o paciente procure por uma boa clínica de medicina estética e que se assegure que os profissionais de saúde são médicos.  

Antes da aplicação, o médico vai avaliar o paciente para que sejam detectados possíveis riscos e contraindicações. Se tudo estiver de acordo, será possível realizar a sessão.

Após o procedimento, o paciente pode sofrer com um pouco de inchaço e hematomas, mas estes sintomas tendem a desaparecer em poucas horas ou, no máximo, em alguns dias. É também recomendável não apanhar sol, durante alguns dias, se houver algum algum hematoma visível, para evitar manchas posteriores.

Quais são os benefícios deste preenchimento?

Este tipo de preenchimento com ácido hialurónico tem diversas vantagens interessantes:

  • É um procedimento minimamente invasivo, sem necessidade de intervenções cirúrgicas;
  • Os resultados são extremamente satisfatórios e comprovados;
  • Por se tratar de uma substância sintética extremamente similar à natural, as chances de o paciente sofrer com qualquer reação adversa são mínimas;
  • Estimula a produção de colagénio e o consequente rejuvenescimento da pele;
  • O ácido ajuda a manter a pele hidratada;
  • Há um aumento do tónus e da elasticidade da pele.
Mulher a receber aplicação de ácido hialurónico - site Episense clínica de medicina estética facial e corporal no Porto - Portugal

Quando é que o preenchimento com ácido hialurónico é indicado?

De forma geral, o preenchimento com ácido hialurónico é muito procurado por pacientes que querem corrigir algo no corpo ou no rosto. Pois esta substância é muito usada em processos de rejuvenescimento e harmonização facial.

Ao ser aplicado, o ácido, junto com abordagens de laserterapia ajuda a disfarçar cicatrizes, remodelar o contorno oval do rosto e dar a forma desejada às maçãs, lábios e mento, além de outras finalidades.

Abaixo, destacamos os usos mais comuns.

Rugas

Quando envelhecemos, a redução dos níveis de colagénio e elastina fazem com que a pele perca a sua sustentação natural e as rugas começam a aparecer. Situação que pode ser acelerada pela exposição excessiva ao sol sem proteção, tabagismo, beber pouca água e outros fatores.

Os preenchimentos com Sodium Acetylated Hyaluronate são eficazes para rugas nasogenianas, periorais e glabelares, pois devolve à pele parte da sua elasticidade e firmeza, o que gera uma aparência mais jovem, de forma rápida.

Preenchimento labial com ácido hialurónico

O preenchimento labial com ácido hialurónico é usado por quem deseja dar um novo formato aos seus lábios, deixá-los mais volumosos ou simplesmente recuperar o aspecto que os lábios tinham na juventude.

A ideia é que os lábios fiquem mais bonitos e simétricos. Dessa forma, o preenchimento está disponível em 4 tipos:

  • Preenchimento para hidratação; 
  • Preenchimento  para contorno do lábio;
  • Preenchimento para projeção dos lábios;
  • Preenchimento para volume.

Além de remodelar os lábios, este procedimento também previne o envelhecimento.

Olheiras

Este tipo de ácido pode ser aplicado na região dos olhos para reduzir as olheiras. O seu efeito é imediato, provocando um preenchimento da zona abaixo do olho e a redução da pigmentação.

Estamos a falar de uma região extremamente delicada do corpo, que exige toda a atenção e cuidado durante qualquer tratamento, por isso é fundamental que o paciente procure médicos de medicina estética ou  dermatologistas que estejam preparados para oferecer todo o suporte necessário.

Embora as olheiras não representem riscos para a saúde, sendo muitas vezes de origem genética, muitas pessoas incomodam-se com o seu efeito estético e, por conseguinte, procuram formas para suavizá-las.

Rinomodelação 

A  chamada  rinomodelação é uma forma simples e eficaz de fazer pequenas alterações no formato do nariz com a aplicação de Sodium Acetylated Hyaluronate e sem a necessidade de intervenções cirúrgicas.

A aplicação local do ácido modela o nariz e pode trazer pequenas melhorias estéticas, como:

  • Aparência de ponta mais fina, nos casos em que a desproporção é pequena;
  • Elevação da ponta do nariz;
  • Melhora da pirâmide nasal;
  • Disfarçar a protuberância óssea e cartilaginosa no dorso do nariz, comumente chamada de giba nasal;
  • Corrigir pequenas assimetrias gerais.

Aumento dos glúteos com ácido hialurónico

O aumento dos glúteos com ácido hialurónico é um procedimento muito procurado por homens e mulheres, já que é possível aumentar o volume e trazer um formato mais harmonioso para a região de maneira prática, principalmente quando os exercícios físicos não são suficientes para atingir os resultados esperados, por uma série de fatores:

  • Falta de tempo;
  • Problemas físicos que impossibilitem a realização de determinados exercícios;
  • A própria genética do paciente, que pode limitar os resultados alcançados com atividades físicas.

Quando é injetado nos glúteos, este ácido ajuda a estimular a produção de colagénio, dá mais volume, sustentação e projeta-os. 

plugins premium WordPress