A depilação a laser, ou fotodepilação, é um tratamento estético extremamente eficaz para a remoção de pelos indesejados de forma duradoura.
Durante o tratamento, a luz emitida pelo laser destrói o folículo capilar e impede o crescimento de um folículo novo.
Os tratamentos Laser Ultra Pulse e Laser Frac3 Hair Robótico são seguros, confortáveis e eficazes para todos os tipos de pelos e todos os tipos de cor de pele. Baseados em tecnologia de ponta, os seus resultados são rápidos, garantindo uma pele suave e saudável.
Como funciona a depilação a laser? Para que é realizada?
A depilação a laser, também designada fotodepilação, permite eliminar pelos indesejados de forma duradoura em várias zonas do corpo, incluindo as pernas, as axilas, a região do buço, do queixo e a região da virilha.
Durante o tratamento, a luz do laser é absorvida por uma determinada proteína – pela melanina ou pela hemoglobina –, dependendo do tipo de laser utilizado.
A energia da luz produzida pelo laser é convertida em calor, que destrói os folículos capilares, estruturas responsáveis por formar e promover o seu crescimento. Desta forma, este tratamento inibe o desenvolvimento de novos pelos no futuro, ou atrasa o seu crescimento.
Benefícios da depilação a laser
A depilação a laser tem inúmeras vantagens para quem procura uma pele lisa e sedosa, sem irritação e agressões:
É versátil e abrangente
Os tratamentos a laser podem ser realizados em mulheres e homens – fotodepilação feminina e masculina. São indicados para todas as tonalidades da pele, desde o fotótipo I ao fotótipo IV, e para todos os tipos de pelos.
O sistema de laser triplo permite refinar a aproximação ao alvo, aumentando a precisão dos feixes de luz na destruição dos folículos capilares, quer os pelos sejam grossos ou finos. Para além disso, este tipo de depilação é a solução perfeita para pessoas com alergia à cera.
Combate a foliculite e reduz os pelos encravados
A foliculite é a inflamação dos folículos capilares, que pode ocorrer devido a lesões causadas durante a depilação convencional, além de atritos provocados pela roupa, dermatite ou acne.
Os pelos encravados ocorrem, frequentemente, devido à depilação com recurso a lâmina. Nestes casos, o corte na sua estrutura faz com que a parte do pelo que está presa à pele cresça e curve, penetrando novamente na pele, dando origem a uma inflamação.
A depilação a laser permite remoção do pelo pela raiz, sem necessidade de arranque ou corte. Neste tipo de tratamento, os pelos são eliminados de forma definitiva. No entanto, o processo de eliminação é gradual.
A eliminação progressiva é menos agressiva para pele, mantendo-a bonita e saudável ao longo do tratamento.
Ajuda a reduzir manchas na pele
A tecnologia de ponta deste tipo de depilação faz com que os feixes de laser destruam apenas os folículos capilares, sem causar quaisquer danos ou manchas na pele.
Os métodos de depilação convencionais com recurso a creme depilatório e lâmina provocam atrito continuado na pele, provocando alterações na sua tonalidade.
Por outro lado, na fotodepilação, as ondas de calor emitidas pelo laser atingem as camadas mais profundas da pele, uniformizando a pele da região tratada.
Os tratamentos laser não envolvem agressões à pele, promovendo a saúde dermatológica. A pele não fica irritada, inflamada ou àspera, mas antes lisa, suave e sedosa.
Os resultados são rápidos e duradouros
Uma das principais vantagens da fotodepilação é a rapidez dos resultados. Embora os resultados variem de pessoa para a pessoa e dependendo da zona do corpo a tratar, as diferenças são evidentes logo após a primeira sessão.
O procedimento é confortável e seguro
O tratamento a laser é o método depilatório mais aconselhado para pessoas intolerantes à dor. Isto porque a sua tecnologia permite arrefecer a área que está a ser tratada durante o procedimento, garantindo o conforto do paciente.
Para além disso, o número de sessões é inferior ao dos métodos tradicionais, eliminando a necessidade de deslocações periódicas a outros procedimentos de depilação não definitivos.
O período de manutenção da depilação vai sendo cada vez menos frequente e mais espaçado. Assim, a depilação com luz é eficiente em termos temporais e económicos.
Desde que realizada em clínicas certificadas, a fotodepilação é totalmente segura e indolor. Os tratamentos disponíveis na Clínica Episense foram amplamente testados e baseiam-se em tecnologia de ponta.
Modalidades de depilação a laser
A Clínica Episense tem à disposição os mais inovadores serviços de depilação a laser, que lhe permitem uma pele lisa, suave e saudável sem esforço:
Laser UltraPulse
O UltraPulse permite emitir elevadas quantidades de energia em períodos de exposição muito curtos. Além disso, pela sua potência, este procedimento permite atingir a fototermólise com bastante facilidade.
O tratamento Laser UltraPulse é muito eficaz na destruição dos folículos capilares de forma rápida e cómoda. Com recurso a tecnologia de ponta, o seu aplicador faz com que a pele do paciente esteja permanentemente refrigerada durante o procedimento. Por conseguinte, o tratamento é realizado de forma totalmente confortável e segura.
O número de sessões e os resultados dependem das caraterísticas do pelo, da região a ser tratada e da pele de cada paciente. Em média, o tratamento envolve 6 a 12 sessões. A maioria dos pacientes reporta uma redução significativa dos pelos indesejados.
Resultados esperados com a depilação a laser utilizando o ultrapulse
Após a conclusão do tratamento de depilação a laser com o Ultrapulse, verifica-se uma grande redução dos pelos indesejados. Embora seja possível que os pelos voltem a crescer, eles tenderão a ficar cada vez mais fracos.
No entanto, é importante destacar que para alcançar os melhores resultados, é fundamental seguir todas as recomendações da dermatologista antes e após o tratamento. Além disso, os tipos de pelo e pele podem influenciar no resultado final.
Laser Médico FRAC3® Hair Robótico
Este tratamento a é extremamente eficaz na remoção de folículos indesejados. O seu sistema de laser Nd: YAG de alto desempenho atinge os folículos capilares com uma combinação de fototermólise seletiva e homogénea.
Com um padrão de tratamento tridimensional, o Laser Médico FRAC3® Hair Robótico é um sistema de depilação robótica seguro para todos os tipos de pele, mesmo as mais escuras e bronzeadas. O seu sistema inovador permite atingir os folículos capilares com elevada precisão, deixando mantendo os tecidos adjacentes inalterados.
As sessões necessárias e os resultados também variam de acordo com o fotótipo de cada paciente e com a região a ser tratada. O tratamento envolve, em média, 4 a 8 sessões. Podem ser necessárias sessões de manutenção para resultados ainda mais duradouros.
Resultados esperados
Assim como no caso anterior, o resultado final do tratamento com o Laser Médico FRAC3 Hair Robotic vai variar de acordo com os tipos de pele e pelos. Contudo, o paciente terá uma redução significativa dos pelos indesejados de forma rápida e duradoura. Assim, a pele ficará mais lisa e suave.
Dúvidas frequentes sobre a depilação a laser
Embora a depilação a laser esteja a tornar-se um procedimento cada vez mais comum, ainda existem diversas dúvidas em relação a este tratamento. Abaixo, reunimos as principais para ajudá-la a decidir se este tipo de depilação é uma boa opção para si.
Todos os lasers são iguais?
Não. Existem diversos tipos de aparelhos laser disponíveis no mercado e cada um vai responder melhor a uma determinada situação. Por isso, é muito importante a consulta prévia numa boa clínica de estética, que irá fazer a avaliação e definir qual o tipo ideal para a sua pele.
Há modelos que são mais indicados para pelos escuros e grossos, enquanto outros oferecem melhores resultados em pelos mais finos e claros. A área que o aparelho atinge em cada aplicação também pode variar, assim como o nível de conforto, já que alguns são menos dolorosos do que outros.
Como a pele fica após a sessão?
Após a aplicação do laser, é possível que a pele fique levemente irritada e vermelha, o que pode durar até 4 horas. Alguns pacientes também desenvolvem casquinhas nas escoriações, que desaparecem após alguns dias. Nenhum destes sinais é motivo para preocupação.
Quanto aos resultados em si, podem ser percebidos após a primeira sessão, mas a queda completa dos pelos pode demorar alguns dias, mesmo que a raiz tenha sido destruída de forma imediata com a aplicação do laser.
Em que partes do corpo posso realizar depilação a laser?
De forma geral, não há contraindicações para o procedimento de depilação a laser em nenhuma parte do corpo. Assim, é possível usar esta tecnologia em qualquer área onde haja pelos indesejados. Os resultados são excelentes na maioria dos casos.
É comum marcar sessões para depilar a virilha, axilas, barba, peito, costas, buço, pernas e braços. O único local em que os dermatologistas não recomendam o uso é nas sobrancelhas, pois o laser não é a melhor opção quando o objetivo é retirar pelos com grande precisão para deixar a área com o formato desejado. Além disso, a região dos olhos é sensível e pode ser prejudicada pelo laser.
Que cuidados preciso de ter ao longo do tratamento?
Durante o tratamento, o paciente deve seguir todas as indicações do especialista, como não se bronzear, evitar apanhar sol em excesso e não arrancar os pelos remanescentes. Além disso, deve-se ter um cuidado especial com o uso de outros métodos depilatórios ao longo do tratamento, pois podem causar lesões na pele, que já se encontra um pouco mais sensível.
Para obter os melhores resultados, é recomendado que o paciente respeite o intervalo entre as sessões e faça sempre as manutenções sugeridas.
A fotodepilação pode causar cancro?
Não há indícios de que a fotodepilação cause qualquer tipo de cancro. Este é um mito que provavelmente nasceu de uma confusão entre o laser e os raios ultravioleta produzidos pelo sol. Estes últimos, quando em contato constante com a pele desprotegida, podem provocar cancro.
Por outro lado, o laser não causa danos às células nem penetra nas camadas mais profundas da pele. Além disso, as máquinas modernas conseguem efetuar disparos de laser com muita precisão, atingindo apenas as estruturas desejadas para destruir a raiz do pelo e dificultar o seu crescimento.
A depilação a laser pode ser prejudicial?
A depilação a laser não costuma ser prejudicial de nenhuma forma, desde que seja realizada por um profissional qualificado, com a utilização de equipamentos adequados e numa excelente clínica dermatológica. Além disso, o paciente também deve estar atento a todo o processo e seguir cuidadosamente as indicações após o procedimento.
No entanto, quando isto não é feito adequadamente, o tratamento pode resultar em alguns problemas, como irritação exagerada, surgimento de feridas, manchas e até queimaduras.
Este tipo de depilação remove manchas?
Há muitos casos em que a fotodepilação ajuda a clarear a pele. Isto ocorre, sobretudo, quando as manchas são decorrentes de outros procedimentos depilatórios mais agressivos, como o uso de lâminas. Assim, como a pele não é mais sujeita a processos que a podem prejudicar, a região acaba por clarear.
No entanto, este não é o objetivo da depilação e, caso o paciente tenha manchas que o incomodam, deve passar por uma avaliação profissional para descobrir quais são as causas e quais as melhores formas de removê-las.
É usado gel durante o procedimento?
O gel é usado em alguns equipamentos. Tem o objetivo de proteger a pele e o seu efeito anestésico aumenta o conforto do paciente, evitando que sinta dor.
Gestantes podem fazer?
Não é recomendável fazer depilação a laser durante a gestação. Apesar de não existirem estudos que comprovem efeitos nocivos do laser para a mãe e o feto, também não há indicações claras de que seja totalmente seguro. Por isso, o melhor caminho é evitar o tratamento durante a gravidez, sobretudo em áreas como a barriga e a virilha. Além disso, o laser pode provocar manchas na pele de mulheres grávidas.
A fotodepilação pode danificar tatuagens?
Infelizmente, sim. Quando a fotodepilação é realizada numa área com tatuagem, ela pode ser danificada. Isto ocorre porque o laser age em concentrações de melanina, e as cores da tatuagem podem ser confundidas com esta substância, provocando uma reação indesejada.
Homems também podem fazer fotodepilação?
A fotodepilação é eficiente independentemente do género. Portanto, a depilação masculina também é uma realidade, sendo cada vez mais procurada por homens que desejam livrar-se dos pelos indesejados e sentir-se melhor com o próprio corpo.
Quanto custa a depilação a laser?
É difícil falar com exatidão do valor de um tratamento de depilação a laser, pois só após uma consulta com um profissional será possível ter uma ideia mais clara da real necessidade do paciente. O preço irá variar de acordo com a área do corpo e a quantidade de sessões necessárias.
Como cada organismo é diferente e pode reagir de forma própria ao tratamento, os pacotes precisam de ser construídos de forma personalizada.
Pacientes com herpes genital podem submeter-se a este tipo de depilação?
Pacientes que sofrem de irritação ou tenham alguma lesão causada pela herpes genital devem evitar a fotodepilação na região, pois o calor do laser pode agravar o problema. Mas, após o tratamento e a melhora do quadro, a depilação pode ser realizada normalmente.
Qual a duração de uma sessão de depilação?
A duração de uma sessão de depilação vai variar de acordo com a área, o tipo e a quantidade de pelos. Mas, de forma geral, este é um procedimento rápido. Em regiões, como a axila e a virilha, uma sessão costuma durar cerca de 10 minutos.
O paciente pode apanhar sol após a fotodepilação?
Nos primeiros dez dias após a fotodepilação, não é recomendada a exposição ao sol, pois a pele estará mais sensível e susceptível a irritações e queimaduras. Além de evitar a exposição direta, o uso de protetor solar com fator 30 ou superior torna-se indispensável.
Quando é que a depilação a laser não é indicada?
As principais contraindicações da depilação a laser são para pacientes que possuem acne, feridas, tenham passado por outros procedimentos depilatórios recentemente, grávidas e diagnosticados com herpes.
Quanto tempo duram os resultados?
Os resultados são duradouros, mas como cada organismo possui as suas próprias particularidades, não é possível definir um prazo exato. De forma geral, pessoas de pele clara e pelos escuros costumam usufruir dos benefícios do laser por mais tempo, mas muitos fatores influenciam a durabilidade.
Por exemplo, alterações hormonais podem fazer com que os pelos voltem a crescer antes do período desejado e há pessoas que têm uma tendência natural a produzir mais pelos.
De qualquer forma, basta fazer as sessões de manutenção periodicamente para manter os resultados por muito mais tempo.
Qual o melhor aparelho para fotodepilação?
Os diferentes aparelhos de fotodepilação disponíveis no mercado possuem características distintas e que serão benéficas para casos específicos. Portanto, o melhor aparelho é aquele que se adapta ao tipo de pele do paciente.
Pacientes com vitiligo podem submeter-se a este tipo de depilação?
Não é recomendado que pacientes com vitiligo façam fotodepilação na área afetada, pois o laser tende a piorar o problema, já que a doença é causada pela alteração na produção de melanina.
A depilação a laser é mais cara do que a depilação com cera?
Não. A médio e longo prazo, a depilação a laser é mais barata do que a depilação com cera. Na realidade, após as primeiras sessões com laser, o número de procedimentos tende a reduzir até ao momento em que serão necessárias apenas as sessões de manutenção.
Por outro lado, a depilação com cera precisa de ser realizada constantemente, pois os pelos crescem com mais facilidade.
Desta forma, embora uma única sessão de laser possa custar mais do que uma depilação com cera, o melhor custo/benefício do tratamento a laser é rapidamente percebido.
Existe fotodepilação indolor?
Sim. Os equipamentos modernos proporcionam cada vez mais conforto para os pacientes e a dor deixou de ser uma preocupação durante este tipo de tratamento. Mas mesmo com os aparelhos que geram algum incómodo, a dor é mínima e totalmente tolerável.
Além disso, é preciso ter em consideração a situação de cada pessoa, pois há pacientes que apresentam uma maior sensibilidade, enquanto outros são mais resistentes à dor.
Qual a idade mínima para fazer depilação a laser?
Não existe uma idade mínima para se submeter à depilação a laser, por isso pessoas menores de 18 anos podem realizar o tratamento. No entanto, é recomendável aguardar o fim das oscilações hormonais da adolescência, pois neste período os pelos podem voltar a crescer com facilidade.
Os resultados são melhores na fase adulta, quando os níveis hormonais estão melhor ajustados.
A fotodepilação pode ser usada em pele negra?
Sim. A fotodepilação é indicada para vários tipos de pele. Mas no caso da pele negra é necessária uma atenção maior, pois o laser pode agir a melanina do pelo e também da pele, o que provoca manchas e até queimaduras.
Para contornar o problema, os profissionais fazem ajustes na potência do laser. Assim, há menos emissão de luz e forma-se uma margem de segurança para o paciente.
Quais são os cuidados necessários antes de uma sessão?
Para melhorar os resultados e evitar efeitos colaterais, o paciente que deseja submeter-se à depilação com uso de laser deve tomar os seguintes cuidados prévios:
- Ficar pelo menos 30 dias sem realizar outros procedimentos depilatórios que sejam agressivos. A depilação com cremes e lâminas só deve ser usada se houver grande necessidade;
- Evitar o uso de produtos bronzeadores;
- Não usar maquilhagem no dia da sessão, pois a pigmentação pode afetar a atuação do aparelho, fazendo com que ele aja na região errada;
- Não aplicar qualquer tipo de creme antes da sessão;
- Se o paciente estiver a tomar antibióticos, deverá remarcar a sessão, pois este tipo de medicamento pode aumentar a fotossensibilidade.
Fazer 3 sessões de depilação a laser é o suficiente?
Como vimos, o número exato de sessões de depilação a laser vai depender da avaliação médica. Ainda assim, 3 sessões não costumam ser suficientes para concluir o tratamento. Contudo, após esta quantidade, o paciente irá observar melhorias significativas, o que pode incentivá-lo a prosseguir com o tratamento.