O laser usado em dermatologia é a terapia mais tecnologicamente avançada para tratamentos de pele de forma não invasiva, sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos, internamento e grandes períodos de recuperação. Além disso, os resultados obtidos são extremamente satisfatórios, o que tem levado muitos pacientes a eleger este tipo de opção.
Apresentamos abaixo os equipamentos de laser mais usados nas clínicas de medicina estética em Portugal, especificando a metodologia de trabalho e os procedimentos que estão disponíveis.
O que é um laser dermatológico?
O laser que se utiliza na dermatologia produz radiação eletromagnética de forma controlada, que pode ser direcionada para a pele causando o menor incómodo possível ao paciente e atingindo até as camadas mais profundas.
Este pode provocar modificações físicas, químicas e biológicas na pele dependendo do tipo e da finalidade. As suas utilizações mais procuradas são para a realização de processos de rejuvenescimento, estimulando a produção de colagénio e diminuindo rugas e manchas.
Quais os principais tipos de laser para tratamentos médico-estéticos?
A tecnologia Laser é largamente utilizada por muitas clínicas que oferecem tratamentos dermatológicos.
Starwalker MaQx aplicado à dermatologia
O StarWalker® da Fotona é um laser de alta performance reconhecido em todo o mundo, com capacidade de tratar patologias dermatológicas. Com a combinação de vários comprimentos de onda complementares e 14 modos diferentes, pode realizar uma grande variedade de tratamentos médicos estéticos
Além disso, a sua tecnologia de remoção de tatuagem é considerada líder no setor. Esta faz com que os pigmentos se separem, resultando em pequenas partículas que mais tarde são removidas pelo próprio organismo.
A tecnologia ASP (Adaptive Structured Pulse) do StarWalker® é uma grande inovação para a indústria de lasers médicos e estéticos. Esta tecnologia de última geração combina a incrível variedade de modos de pulso da tecnologia VSP da Fotona com a capacidade revolucionária da tecnologia ASP de adaptar o pulso do laser à dinâmica do tecido dérmico. Trata-se de um equipamento muito potente, capaz de gerar até 10J de energia Q-Switched.
Quais são as aplicações?
O equipamento utiliza uma tecnologia de terceira geração que é eficiente para remover diversas lesões pigmentadas, como as causadas pela acne, por exemplo. Além disso, tem um grande efeito de rejuvenescimento da pele, provocando uma renovação celular com o menor desconforto possível e com poucos riscos de causar danos por calor ou alterações na pigmentação da pele.
De maneira geral, pode ser usado como alternativa para os seguintes problemas:
- Olheiras;
- Cicatrizes;
- Cicatrizes de acne;
- Lesões vasculares;
- Manchas na pele;
- Sardas;
- Remoção de tatuagens.
O Fotona Dynamis e seu uso na dermatologia
O SP Dynamis DA Fotona é um laser de múltiplas aplicações na dermatologia. A marca também foi pioneira na introdução de dois comprimentos de onda complementares (Er: YAG e Nd: YAG) num único sistema tormando possíveis várias abordagens de uma forma mais segura.
Esta combinação de comprimentos de onda permite aproveitar as características únicas de cada um, melhorando significativamente os resultados dos tratamentos a laser. Tudo isto permite soluções inovadoras para uma ampla gama de tratamentos, incluindo rejuvenescimento da pele, remoção de tatuagens, redução permanente de pelos, remoção se sinais e outras lesões cutâneas.
A tecnologia VSP possibilita ao profissional escolher entre vários modos de tratamento, desde ablação a frio até rejuvenescimento da pele completamente térmico e não ablativo.
Em que tratamentos é usado?
Esta categoria de laser é extremamente eficiente para problemas, como a acne, cicatrizes de acne, por exemplo. O laser penetra na pele de uma forma totalmente segura e com a máxima precisão para atingir glândulas sebáceas e prevenir novas inflamações.
Este laser destrói as glândulas sebáceas hiperativas através da utilização de calor e os seus efeitos não param por aí. O protocolo acelera o processo de cicatrização e é capaz de estimular a remodelação do colagénio.
Sendo assim, podemos dizer que o Fotona Laser Dynamis é eficiente nos seguintes tratamentos:
- Acne ativo;
- Cicatrizes de acne;
- Envelhecimento da pele;
- Lesões vasculares;
- Lesões benignas;
- Rugas.
Laser UltraPulse
Este laser é conhecido pela sua potência e capacidade de realizar fototermólise em curtos períodos de tempo. Pois, a possibilidade de emitir grandes quantidades de energia rapidamente torna-o altamente eficaz na destruição de folículos capilares.
Para garantir a segurança e conforto do paciente é utilizado um sistema de arrefecimento durante o tratamento. Além disso, este laser com 3 comprimentos de onda tem a capacidade de emitir 25 joules em 25 milissegundos e realizar 8 disparos por segundo, o que torna o tratamento de depilação a laser muito rápido.
Quais são as suas aplicações?
Este laser tem aplicações eficazes em depilação a laser. Os resultados podem variar de acordo com o tipo de pele e de pelo, mas a maioria dos pacientes nota uma redução significativa na quantidade de pêlos. Além disso, quando estes voltam a crescer, são mais finos e em menor quantidade.
Geralmente são necessárias de 6 a 12 sessões de tratamento, dependendo de várias condicionantes. Mas, este tratamento pode variar de acordo com determinadas situações a avaliar por dermatologista.
O Laser FRAC3® Hair Robótico usado na dermatologia
Os lasers Nd: YAG da Fotona são sistemas a laser de alta performance usados na dermatologia para a remoção de pelos. Estes são seguros e eficazes graças à tecnologia FRAC3® que combina fototermólise seletiva e homogénea para atingir os folículos pilosos.
Além disso, a tecnologia de controlo de pulso e o padrão de tratamento tridimensional patenteado (FRAC3®) garantem segurança e eficácia para todos os tipos de pele, mesmo as mais escuras. Apenas os lasers Nd: YAG são seguros para uso em fotótipo IV a VI. Estes atingem as áreas de tratamento sem prejudicar os tecidos adjacentes e o tratamento é feito da forma mais confortável possível para o paciente.
Em que tratamentos é usado?
Este laser é utilizado em procedimentos de depilação, oferecendo ao paciente excelentes resultados. Além da remoção dos pelos, o laser evita que estes voltem a crescer com muita força ou em grande quantidade.
O tratamento costuma variar entre 4 e 8 sessões. O número exato vai depender do tipo de pele e do tipo e quantidade de pelos. É possível apurar aproximadamente o número de sessões necessárias após uma consulta de avaliação .