Lipo de papada: como é possível sem cirurgia?

22 Jul 2023

São vários os tratamentos não invasivos com efeito lipo de papada, reduzindo a gordura localizada indesejada na região do queixo e pescoço, mais conhecida por duplo queixo.

Com técnicas adequadas caso a caso, é possível melhorar significativamente o aspeto e o contorno facial sem cirurgia nem cicatrizes. Os tratamentos estético-médicos Morpheus8, Exilis Elite, FaceTite, Fotona TightSculpting, Endolift, e ainda Mesoterapia e Bioestimuladores  injetáveis permitem reverter os efeitos da idade ou genética, harmonizando o rosto. Assim, combinam máxima eficácia com máxima segurança.

O que é a papada ou queixo duplo?

O duplo queixo resulta da acumulação de gordura subcutânea na parte inferior do queixo e em volta do pescoço. O excesso de gordura e pele flácida acabam por ceder, formando, desta forma, uma cumulação de pele que se parece com um segundo queixo. Desta forma, o contorno facial fica menos delineado.

Tende a surgir após os 35 anos devido à flacidez que decorre do processo natural de envelhecimento. Com o avançar da idade, ocorre uma diminuição dos níveis de elastina e colagénio, proteínas que conferem firmeza e sustentação à pele.

Assim, ao perder firmeza, o tecido vai descaindo. De facto, este é um dos primeiros sinais de envelhecimento.

Contudo, este problema pode também surgir com o aumento de peso, devido a alterações hormonais, ou ser genético.

Quais as causas e tipos de queixo duplo? Quem pode tratar a papada sem recurso à lipo de papada?

Todos os tipos de papada podem ser tratados de forma mais ou menos invasiva com resultados idênticos aos da lipo de papada. Contudo, a seleção do tratamento mais adequado depende das manifestações clínicas de paciente para paciente e das causas do problema.

De facto, existem quatro tipos de papada, classificada de acordo com as suas causas: anatómica, por acumulação de gordura localizada, por flacidez da pele ou por flacidez e gordura.

– Anatómica: está associada a fatores genéticos e surge em casos de retrognatia mandibular, vulgarmente designado como “queixo recuado”, devido a um crescimento ósseo insuficiente.

Além disso, o tamanho e posicionamento do maxilar condicionam a estrutura facial, podendo favorecer o aumento do volume na região do pescoço.

– Por acumulação de gordura: ocorre quando a zona do queixo é propícia à acumulação de gordura localizada, criando algum volume indesejado.

– Por flacidez da pele: com o envelhecimento, a perda de colagénio desempenha um papel importante no aparecimento de flacidez cutânea. Esta flacidez é mais evidente em zonas do corpo que sofrem maior ação da gravidade devido ao seu posicionamento. De facto, a zona do queixo, mandíbula e pescoço evidenciam de imediato um aspeto solto que se associa à perda de contorno mandibular.

– Por flacidez e gordura: quando envolve a combinação da gordura localizada e do envelhecimento cutâneo, sendo muito frequente após os 40 anos, tanto em homens como mulheres.

Além disso, é possível classificar o nível de gordura submental numa escala que varia de 0 (sem gordura submentoniana localizada) a 4 (convexidade submentoniana extrema).

Assim, é fundamental realizar uma consulta individualizada de avaliação da perda de definição mandibular para identificar as alterações que estão na origem deste problema e o nível de gordura submental, e desenvolver um plano de intervenção personalizado adequado para o paciente.

Mulher após lipo de papada - site Episense clínica de medicina estética facial e corporal em Matosinhos, Porto - Portugal

Tratamentos médico-estéticos não invasivos alternativos à lipo de papada

Os tratamentos mais recentes permitem um efeito imediato idêntico à lipo de papada mas sem as dificuldades de uma cirurgia, sem cortes e sem dor. Assim, estas técnicas minimamente invasivas oferecem a máxima eficácia com total segurança, quando realizadas por profissionais qualificados em medicina estética.

Estas técnicas podem ser realizadas isoladamente ou de forma combinada, de acordo com as necessidades de cada paciente. Entre outras, temos:

Morpheus8

Este tratamento de remodelação adiposa subdérmica por radiofrequência fracionada estimula a produção de fibras de colagénio, atingindo as camadas cutâneas mais profundas. Além de coagular a gordura, contrai o tecido conjuntivo, tensionando a pele.

Envolvendo em média 3 sessões, é a opção ideal para eliminar a gordura localizada e flacidez no rosto, como uma lipo de papada, promovendo também o rejuvenescimento da área tratada.

Exilis Elite

Este procedimento não invasivo de radiofrequência monopolar permite modelar, reafirmar e reduzir a gordura localizada no queixo, de forma altamente personalizada. É uma excelente opção para redução da flacidez da pele e requer cerca de 8 sessões.

Com a RF Exilis Elite, é possível redefinir o formato da mandíbula para um perfil mais equilibrado. Trata-se de uma técnica avançada, não invasiva, indolor, e sem necessidade de anestesia.

FaceTite

Este tratamento consiste na aplicação de energia direcional de radiofrequência no tecido adiposo subcutâneo para o coagular, liquefazer e remodelar. Assim, o conteúdo das células de gordura é libertado, reduzindo-se o volume na área do queixo e pescoço.

Além disso, permite retrair tecido, pelo que a densidade da prega diminui significativamente. Numa única sessão, o FaceTite confere um contorno da mandíbula definido, com resultados semelhantes aos de um lifting facial mas sem necessidade de cirurgia.

Fotona TightSculpting para a lipo de papada

Este tratamento envolve várias combinações de laser para destruir as células de gordura que originam este problema e ainda remodelar o colagénio. Desta forma, não só trata a gordura localizada, como ocorreria numa lipo de papada, mas também a flacidez da pele.

É uma alternativa à lipólise, mas não invasiva e muito mais segura, sem necessidade de tempo de recuperação ou inatividade. Requer, em média, 3 sessões e os resultados são imediatos. Com o TightSculpting, o contorno facial é eficazmente definido.

Mesoterapia

Também conhecida como Intradermoterapia, a mesoterapia é uma solução não cirúrgica que consiste na utilização de injetáveis que estimulam a produção de colagénio para reafirmar a pele. Envolve, em média, 8 sessões com resultados excecionais na gordura localizada e flacidez dérmica.

Dessa forma, reduz a gordura indesejada do pescoço e também do queixo, criando um maxilar definido.

Bioestimuladores de colagénio

São algumas substâncias naturais injetáveis que têm a função de estimular a produção de colagénio. Numa única sessão, tornam o queixo duplo menos evidente, mantendo um aspeto natural. Além disso, melhoram significativamente a flacidez e as rugas.

Lipo de papada: todos os benefícios, sem correr riscos

Estes tratamentos oferecem efeitos aproximados da lipo de papada sem quaisquer riscos ou complicações para o paciente. Aliam a eficácia à segurança e podem ser realizados por homens e mulheres. Além disso, podem ser realizados de forma preventiva para estimulação das proteínas que sustentam o tecido cutâneo.

Embora os resultados sejam duradouros, estas técnicas não são definitivas, pelo que podem ser necessárias sessões de manutenção ao longo do tempo para prolongar os seus efeitos.

Contudo, independentemente da técnica utilizada, é fundamental ter um estilo de vida saudável, mantendo o peso ideal.

plugins premium WordPress