O que são derrames e varizes? Porque ocorrem?
Os derrames, telangiectasias ou varizes são vasos sanguíneos finos avermelhados ou azulados, que medem menos de 1 mm de largura que se parecem com pequenos vasos superficiais chamados de “aranhas vasculares”. Além deste tipo, existem outros, as microvarizes, cujo tamanho varia entre 1 e 3 mm de diâmetro.
O seu aparecimento pode ser favorecido pelo calor, o sedentarismo, excesso de tempo na mesma posição, quer seja sentado ou em pé, e por conta do envelhecimento. Podem surgir em qualquer parte do corpo, como nariz, rosto, pescoço, na barriga e nas pernas.
Para as pessoas que possuem esta condição, os sintomas comumente estão associados a dores, comichão, cãibras, formigueiro, inchaço, edema, sendo muito comuns nas pernas.
Esta condição tem tratamento, o que proporciona ao paciente uma vida saudável, livre dos sintomas. Mas, é importante salientar que, para evitar o aparecimento de novos vasos sanguíneos, pode ser necessária uma mudança de hábitos.
Tais mudanças podem implicar a prática de atividade física e alterações na alimentação, já que alguns dos principais fatores de risco para a condição incluem o sedentarismo, obesidade, idade, o tabagismo e as situações nas quais o trabalho exige que o paciente permaneça horas em pé, ou sentado na mesma posição, com as pernas dobradas, por exemplo.
Tratamentos para Derrames e varizes
As varizes podem ser inofensivas ou ser já uma doença, pelo que é necessário procurar ajuda profissional e técnica.
A Episense oferece tratamentos otimizados e com tecnologia de ponta, para que possa tratar do problema e evitar condições mais graves como a necessidade de cirurgia.
01 Escleroterapia
A Escleroterapia é um tratamento médico usado para veias varicosas de maior calibre.
Durante o procedimento, é injetada uma solução diretamente na veia. Isto provoca uma reação de irritação, que incha, colapsa e forma uma cicatriz que irá desaparecer ao longo do tempo, fazendo com que o sangue passe, então, a circular por outras veias mais saudáveis.
Média de sessões
3 sessões
Resultados esperados para o tratamento de derrames e varizes
Após o tratamento de varizes com escleroterapia, os vasos tratados tendem a desaparecer ao longo de algumas semanas e, por isso, pode ser necessário até um mês para observar o resultado final. Nesse sentido, as veias comprometidas nas pernas e demais regiões são eliminadas, recuperando o aspecto saudável da região e até diminuindo, muitas vezes, possíveis dores no local.
02 Laser Fotona
Os lasers Nd:YAG com pulso longo são melhor solução para o tratamento de lesões vasculares. Eles penetram a uma profundidade de 5-6 mm na pele, permitindo tratamentos altamente eficazes.
A Fotona oferece uma ampla gama de sistemas com Nd:YAG de pulso longo, como o XP Dynamis, que são bastante adequados para o tratamento de varizes. Além disso, o sistema QX MAX multi-comprimento de onda com Q-switched KTP também é uma plataforma ideal para a eliminação de lesões vasculares e pigmentadas.
Por isso, os lasers Fotona são seguros, eficazes e minimamente invasivos. O cromóforo-alvo para lesões dos vasos é a oxiemoglobina intravascular; assim, o dano térmico é bastante restrito aos vasos sanguíneos da pele.
A energia do laser é, então, absorvida pelo sangue na veia, convertida em calor, e as paredes vasculares são posteriormente destruídas. Em comparação com outros comprimentos de onda, que afetam principalmente as camadas superficiais da lesão, a luz Nd:YAG também tem como alvo o sistema de alimentação vascular subjacente, o que é relevante para obter a eficácia a longo prazo do tratamento. Este processo é muito seguro, pois outras veias saudáveis enviam sangue para a área que está a ser tratada e o sistema imunitário do corpo limpa o tecido morto da mesma forma que ocorre em uma contusão.
Quantidade de sessões
2 a 3 sessões
Resultados esperados
Com a tecnologia Fotona, mais de 75% dos pacientes têm lesões vasculares profundas tratadas, o que se considera uma regressão significativa da lesão.