Disfunção Sexual Feminina

Factor de alerta para a qualidade de vida sexual da mulher, a disfunção sexual feminina causa incómodos físicos e psicológicos. Esta disfunção pode representar o aumento da necessidade sexual, assim como o oposto, fazendo com que a dinâmica natural e benéfica das relações sexuais fique comprometida.

Nesse sentido, existem muitos gatilhos para o problema, que pode ser de ordem psicológica e física, todos passíveis de tratamento.

O que é a disfunção sexual feminina?

A disfunção sexual feminina é um transtorno de natureza física, psicológica ou multifatorial que afeta as relações sexuais e pode diminuir a qualidade de vida da mulher.

Pode manifestar-se pela dispareunia (dor durante a relação sexual), dificuldade de atingir o orgasmo, falta de desejo, ausência de lubrificação, estreitamento do diâmetro da vagina entre outras manifestações que impedem relações sexuais satisfatórias.

A disfunção pode envolver aumento (síndrome da excitação sexual persistente) ou decréscimo da sensibilidade sexual e pode aparecer em qualquer idade. Frequentemente desenvolvem-se problemas sexuais em períodos de fluxo hormonal – depois, por exemplo, de ser mãe ou durante a menopausa.

Principais disfunções sexuais femininas de origem física

Vaginismo: o vaginismo é uma condição clínica em que a penetração da vagina durante o sexo ou através de um objeto (por exemplo, tampões ou mesmo o espéculo durante a observação ginecológica) é impedida, sendo descrita pela maioria das mulheres como uma dor intensa.

É considerado uma das disfunções sexuais mais comuns entre as mulheres e pode ocorrer em qualquer momento da vida. Fisiologicamente, o vaginismo é caracterizado pelo espasmo involuntário dos músculos do terço externo da vagina, recorrente ou persistente, interferindo no ato sexual.

Dispareunia: é uma dor genital durante o acto sexual. Pode ocorrer tanto no sexo feminino como no masculino, sendo mais comum nas mulheres. Entre as principais causas, temos os distúrbios na fase de excitação, inflamação ou irritação dos órgãos genitais, falta de lubrificação da vagina e traumas pós-cirúrgicos.

Quem pode sofrer de disfunção sexual feminina

Determinadas mulheres têm mais propensão à disfunção sexual feminina:

  • Mulheres com problemas psicológicos: como ansiedade, stress, depressão, traumas sexuais ou emocionais, problemas no relacionamento;
  • Mulheres com problemas de saúde: como doenças crónicas, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e dor crónica;
  • Mulheres com problemas hormonais: na menopausa, terapia de reposição hormonal, alterações hormonais relacionadas com a gravidez ou com a toma de anticoncepcionais;
  • Mulheres que fazem uso de determinados medicamentos: como antidepressivos (especialmente os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs), anti-hipertensivos; analgésicos (opioides); anti-histamínicos e hormonais;
  • Mulheres que fazem uso de substâncias prejudiciais: o uso excessivo de álcool ou drogas pode afetar negativamente a função sexual.

Tratamento da disfunção sexual feminina

De um modo geral, um dos tratamentos para disfunção sexual feminina mais eficaz é o laser, que age diretamente no tecido vaginal.

01 RenovaLase®

RenovaLase® é uma solução inovadora e avançada para tratar sintomas relacionados com secura vaginal, prurido, irritação e dispareunia (dor durante o ato sexual).

Ao contrário de outros tratamentos que requerem o uso de estrogénios sintéticos, o RenovaLase® tem por base o aquecimento moderado, controlado por laser, do tecido vaginal.

Este processo estimula a angiogénese, a atividade dos fibroblastos e a formação de colagénio, sem causar danos térmicos ou ablativos. Como resultado, há um aumento da espessura epitelial, da vascularização da lâmina própria e uma significativa redução dos sintomas mencionados anteriormente. O RenovaLase® é uma opção segura e eficaz para o tratamento de questões vaginais.

Média de sessões

3 sessões

Resultados esperados para o tratamento de disfunção sexual feminina

Espera-se que, no final do tratamento, a paciente desfrute de uma melhoria considerável dos sintomas de disfunção sexual feminina. Assim, poderá experimentar melhorias na atrofia da mucosa vaginal, aumento da vascularização, do colagénio e da espessura epitelial.

Consulta de Avaliação Gratuita

A consulta de avaliação serve para diagnosticar as suas necessidades específicas e aconselhar o tratamento mais adequado para si. Esta consulta inclui:

CONSULTORES CLÍNICOS ESPECIALIZADOS

PLANO DE TRATAMENTO PENSADO PARA SI

ORÇAMENTO PERSONALIZADO

PORQUÊ A CLÍNICA EPISENSE?

sala de tratamentos Episense clínica de medicina estética facial e corporal no Porto - Portugal
PORQUÊ A CLÍNICA EPISENSE?

Apostamos em si e por isso investimos em seriedade e qualidade. Os nossos recursos técnicos, quer em termos de aparatologia, quer em termos de equipa, permitem-nos valorizar o seu bem estar e a sua saúde. O Futuro da Beleza já está aqui. É seguro, eficiente e possível.

plugins premium WordPress