O que é a hiperidrose?
A hiperidrose é uma condição médica caracterizada por uma transpiração excessiva, principalmente nas mãos, pés e axilas. Estas são as regiões onde existe um maior número de glândulas sudoríparas.
De forma desconhecida, um gânglio do nervo simpático localizado na região torácica emite impulsos irregulares que estimulam as glândulas sudoríparas a produzir suor, no mecanismo de termorregulação corporal.
Importa salientar que a hiperidrose constitui um distúrbio de ordem médica, e não um fenómeno psicossomático. O stress e a ansiedade que lhe estão associados apenas contribuem para o seu agravamento.
Tratamentos para Hiperidrose
A hiperidrose possui alguns tratamentos avançados, capazes de minimizar os efeitos do suor em excesso, permitindo que o paciente tenha uma rotina normal. Consoante o caso de sudorese, o especialista em medicina estética irá prescrever um tratamento personalizado, que possa satisfazer as necessidades específicas do paciente em questão.
Procedimentos mais indicados para os casos de suor excessivo oferecidos pela Episense:
01 Ultrasson Microfocado Bu:Tera
O equipamento Ultrasson Microfocado BU:Tera é um valioso aliado no tratamento da sudorese excessiva, uma vez que atua na camada mais profunda da pele, provocando lesões térmicas que contribuem para a coagulação e regeneração dos tecidos.
Desta forma, o referido método é empregue para a obstrução das glândulas sudoríparas, o que resulta na redução da sudorese excessiva. Além disso, trata-se de uma tecnologia que atua na camada superficial muscular aponeurótica (SMAS) da pele, através de um procedimento não invasivo que utiliza apenas ondas ultrassónicas não ionizantes para promover o aquecimento do tecido.
Outro benefício deste equipamento é o aumento da produção de elastina e de colágenio na região, que ajuda na recuperação e rejuvenescimento da pele.
Média de sessões
1 sessão
Resultados esperados para o tratamento
Verifica-se uma melhoria de até 50% do quadro de hiperidrose, com uma redução drástica da sudorese excessiva manifestada pelo paciente. Observa-se igualmente um aumento da firmeza e elasticidade da pele, decorrente do estímulo à produção de elastina e colagénio na região tratada.
Em determinadas situações, poderá ser recomendada uma segunda sessão, a ser realizada num intervalo de 30 dias, com vista à obtenção de resultados ainda mais satisfatórios.
02 Toxina
A administração de quantidades reduzidas de toxina tem sido empregue como alternativa para o tratamento da Hiperidrose. Além de ser utilizada para o controlo de questões neurológicas e musculares, a referida terapêutica permite a redução da sudorese excessiva.
Isto ocorre porque, ao ser administrada nos locais onde ocorre a hiperidrose, a toxina desencadeia uma reação que bloqueia a estimulação neuronal do funcionamento das glândulas sudoríparas. Deste modo, o bloqueio promove uma redução significativa na produção de suor naquela região, permitindo uma solução efetiva do problema.
De forma geral, a toxina pode ser administrada em diversos locais, tais como nos pés, mãos, axilas e rosto, assegurando uma taxa de sucesso exemplar e propiciando uma melhoria do quadro clínico por vários meses após a administração.
Quantidade de sessões
1 sessão
Efeitos esperados para o tratamento de hiperidrose
O resultado esperado no tratamento da hiperidrose é a redução significativa da produção de suor na região tratada. Contudo, para se obter o efeito desejado, é necessário um período de espera de aproximadamente 2 semanas.
É importante salientar que há casos em que os pacientes regressaram para uma nova aplicação após um ano do tratamento prévio, o que faz deste investimento uma alternativa ainda mais atrativa, tendo em vista ser um procedimento rápido, prático e altamente eficaz.