O QUE SÃO AS LESÕES BENIGNAS? O QUE REPRESENTAM PARA A SAÚDE?
As lesões benignas, tumores benignos são lesões causadas pelo crescimento anormal de nossas células. Porém, diferentemente dos tumores malignos, eles não possuem capacidade de se espalhar pelo nosso organismo. Tem como característica o crescimento local e lento. As suas células, quando observadas sob o microscópio, são muito semelhantes às células normais que as originaram. Existem inúmeros tipos de lesões benignas e qualquer órgão do corpo pode desenvolvê-las.
TIPOS DE LESÕES BENIGNAS
01 Xantelasma Palpebral
O xantelasma palpebrarum (XP) é uma doença benigna da pálpebra e região periorbital. É caracterizado por pápulas e placas poligonais amareladas e finas, que ocorrem mais comumente na área próxima ao canto medial da pálpebra superior. São removidas com laser, de forma simples. A condição afeta sobretudo os adultos e pode estar associada a níveis elevados de colesterol e triglicéridos no sangue.
02 Hidradenoma
Um hidradenoma é uma condição cutânea benigna que afeta principalmente a pele no rosto. Aparece primeiro como um pequeno crescimento cheio de líquido de cor escura. Origina-se no epitélio, células que revestem a camada superficial do tecido conjuntivo e das glândulas sudoríparas. Qualquer crescimento rápido ou novo deve sempre ser avaliado por um médico para determinar se é necessário tratamento adicional.
03 Verrugas Planas
Verrugas são lesões epidérmicas benignas comuns que podem surgir em qualquer local do corpo, com variadas morfologias. A principal característica das verrugas planas é a confluência de múltiplas pequenas pápulas amareladas ou acastanhadas, de no máximo 5 mm, pouco proeminentes e mais macias do que as verrugas vulgares. Surgem na face e no corpo.
04 Queratoses Seborreicas e Actínicas
As queratoses seborreicas são lesões benignas que provocam lesões na pele com coloração vermelho acastanhadas, de tamanhos variados, descamativas, ásperas e duras. É o tumor benigno mais frequente. A sua incidência aumenta com a idade e está associada a predisposição familiar. Apesar do aspecto verrucoso, não têm risco de contágio. A sua remoção é por uma razão estética ou por incómodo, o importante é não confundir com outros sinais (como os carcinomas ou mais raramente o melanoma).
05 Mília
Mília são pequenos cistos ou pápulas de queratina amareladas ou esbranquiçadas na pele. Geralmente na região da face, no contorno dos olhos, bochechas, nariz, atrás das orelhas, além de poder aparecer nas mãos, costas e no pescoço. Apesar de também ter uma predisposição genética, sobretudo para os casos espontâneos, a mília pode ainda aparecer na sequência de traumas para a pele: queimaduras, dermoabrasão, peelings químicos, doenças inflamatórias da pele, radiação solar, uso de medicamentos tópicos, como cortisonas, ou sistémicos, como ciclosporinas.
06 Nevos Epidérmicos
Nevos são máculas, pápulas ou nódulos, vermelho-castanho, compostos por ninhos de células névicas ou melanócitos. A maior importância deles (além de estética) é sua semelhança com a melanoma.