PORQUE APARECEM AS MANCHAS NA PELE?
O aparecimento de manchas na pele pode acontecer devido à exposição prolongada ao sol a alterações hormonais ou por fotoenvelhecimento. Assim, como consequência dessas situações, é possível que haja maior estímulo da produção de melanina pelos melanócitos, promovendo o aparecimento de manchas mais escuras na pele.
TIPOS DE MANCHAS NA PELE
01 Manchas de Nascença
02 Manchas Vinho do Porto/PWS
As manchas cor vinho-do-porto consistem em anomalias de cor, inócuas e muitas vezes permanentes, se não tratadas com laser. Têm um aspecto estético incomodativo. Elas surgem sob a forma de manchas planas na pele, rosas, vermelhas ou púrpuras. As manchas cor vinho-do-porto podem ser pequenas ou cobrir grandes superfícies do corpo.
03 Melasma: uma das mais incómodas manchas na pele
Os melasmas são manchas na pele caracterizadas pelo surgimento de manchas escuras no rosto, principalmente no nariz, bochechas, testa, queixo e lábios. No entanto, como o melasma pode ser desencadeado pela exposição à luz ultravioleta, podem surgir manchas escuras noutras partes do corpo, como por exemplo braços ou pescoço. Trata-se de uma doença benigna, mas que por ser inestética pode causar baixa autoestima.
04 Hiperpigmentação Pós-Traumática
Como o próprio nome sugere, a hiperpigmentação pós-inflamatória ocorre na sequência de uma lesão ou inflamação da pele, quando esta fica escura e descolorida após a ferida já estar curada. Exemplos: fazer o buço a cera, quedas que deixam cicatrizes, manchas após acne ativo, etc. Os homens e as mulheres são igualmente susceptíveis, e todos os tipos de pele podem sofrer de hiperpigmentação pós-inflamatória, embora seja mais comum na pele de tons mais morenos.
05 Lentigos Solares/Senis
Os lentigos solares ou senis, vulgarmente conhecidos como “manchas da idade” ou “manchas solares”, são manchas que correspondem a alterações benignas provocadas, sobretudo, pelo excesso de exposição solar. A radiação ultravioleta induz o aumento de melanócitos (célula que produz o pigmento que dá a cor à pele) e à sua atividade, produzindo as manchas. Embora a causa principal seja a exposição direta e prolongada dos raios UV, os lentigos podem ser desencadeados pelo stress e por alterações no metabolismo da pele e dos melanócitos.