O que é ONICOMICOSE?
Onicomicose ou micose das unhas, é uma infeção fúngica (por fungos) da lâmina ungueal (unha), ou do leito ungueal e/ou de ambos. Trata-se de uma infeção muito frequente e que afetam pessoas de todas as idades, atingindo homens e mulheres de igual forma. As unhas dos pés são 10 vezes mais afetadas do que as das mãos, porque, muitas vezes, estão em ambientes húmidos, escuros e quentes, que favorecem o desenvolvimento do fungo.
São fatores de risco para o desenvolvimento desta micose na unha: idade avançada; exposição de contágio com outra pessoa; traumatismos causados pelos sapatos; hiperpressão nos dedos (causando descolamento da unha); doenças vasculares periféricas; problemas no sistema imunitário; diabetes; entre outros.
A complexidade desta patologia requer uma boa avaliação clínica e exames micológicos para identificação do agente patogénico que posteriormente levará ao sucesso do tratamento. Por isso, é importante procurar um podologista ou médico habilitado, no intuito de identificar a patologia e, assim, optar pelo tratamento mais apropriado para o tipo de situação.
Manifestações clínicas
Após o aparecimento da micose nas unhas, ocorrem algumas manifestações evidentes. São elas:
- Onicólise: descolamento das unhas que geralmente se inicia pelos cantos;
- Coloração de alerta: é comum que o bordo onde ocorrem os deslocamentos adquiriam um tipo de cor esverdeada ou amarelada;
- Unha mais grossa: quando a unha enduresse, fazendo com que se torne espessa e, em alguns casos, em formato de telha, causando dor;
- Presença de manchas brancas: que ocorrem na superfície da unha de forma superficial;
- Deformação: quando a situação está muito agravada, culminando em unhas quebradiças e deformadas.
- Paroníquia: é uma inflamação da pele ao redor da unha, geralmente de origem bacteriana, que surge após ferimentos nesta região. A paroníquia pode ser aguda, com duração de poucos dias, ou crónica, com duração de várias semanas., situação na qual o contorno ungueal é inflamado, dorido, inchado e avermelhado, o que, na maioria das vezes, leva a uma modificação do formato da unha.
Este caso ocorre quando a pessoa arranca a cutícula e molha as mãos em excesso, criando o ambiente perfeito para a penetração de bactérias e fungos nas unhas, que se instalarão na pele do contorno ungueal.
Agentes da onicomicose
Existem diversos tipos de fungos, capazes de desenvolver onicomicose, sendo alguns deles:
- Dermatófitos: um grupo formado por fungos filamentosos, que fazem o uso da queratina como fonte nutricional, alimentando-se dela para sobreviver e proliferar;
- Leveduras: grupo composto por fungos unicelulares, capazes de se reproduziem rapidamente. De modo geral, as leveduras costumam atacar as unhas das mãos;
- Fungos filamentosos não dermatófitos: geralmente encontrados na natureza, podem ser saprófitas do solo, que se alimentam de matéria orgânica em decomposição e contribuem para a reciclagem de nutrientes ou patógenos, infetando os seus hospedeiros.
Tratamento para a onicomicose ou micose das unhas
Um tratamento moderno e eficaz para a onicomicose é o laser, que tem vindo a apresentar resultados EFICAZES, restabelecendo a saúde das unhas, para que os pacientes possam retomar, sem dor, às atividades do dia a dia.
Conheça o ClearSteps™ e veja como atua para tratar a condição.
01 ClearSteps™
O ClearSteps™ da Fotona é um avançado tratamento para onicomicose (infeção fúngica nas unhas dos pés). Este procedimento prático e efetivo utiliza o laser Nd: YAG para aquecer uniformemente a unha e a pele afetadas, debilitando e matando o fungo.
Normalmente, o tratamento é realizado em quatro sessões, com uma semana de intervalo entre cada uma. Todas as unhas com micose precisam de ser tratadas em cada sessão.
O método é seguro e eficaz, sem efeitos colaterais.
Média de sessões
4 a 6 sessões
Resultados esperados
Com o tratamento da onicomicose, ocorre a morte dos fungos parasitas, através do aquecimento profundo, realizado pelo laser ClearSteps™ Fotona no leito ungueal. A partir daí, voltam a ocorrer o crescimento natural e os processos imunológicos do corpo, o que irá restaurar tanto a unha quanto a pele ao seu estado saudável e natural.