Prolapso dos órgãos pélvicos

O prolapso dos órgãos pélvicos consiste na descida dos órgãos pélvicos da sua posição normal sobre as paredes da vagina, que começam a ceder. Trata-se de uma condição comum, desenvolvida tipicamente após a menopausa ou depois de partos vaginais.

Os sintomas incluem sensação de pressão na vagina, desconforto durante as relações sexuais, sintomas urinários e intestinais. O tratamento a laser ProlapLase é uma solução eficaz e segura para esta patologia.

O que é o prolapso dos órgãos pélvicos?

O prolapso dos órgãos pélvicos, mais precisamente, é uma condição que ocorre devido ao enfraquecimento do pavimento pélvico. Os órgãos pélvicos (útero, bexiga, vagina, reto, intestinos) são suportados por tecidos que os mantêm na sua posição anatómica correta. O enfraquecimento destes tecidos pode causar a protusão da parede vaginal, causando o seu prolapso.

Existem várias formas de prolapso, conforme o órgão atingido e a região da parede vaginal afetada. O prolapso da parede vaginal anterior ocorre, tipicamente, devido à descida da bexiga (cistocelo). Já o prolapso da parede vaginal posterior ocorre, frequentemente, devido à descida do reto (retocelo). E o prolapso do compartimento apical ocorre devido à descida do colo do útero, cúpula vaginal, ou dos intestinos (enterocelo).

É frequente encontrar mais do que um tipo de prolapso na mesma doente.

Causas do prolapso dos órgãos pélvicos

O enfraquecimento do pavimento pélvico, no prolapso dos órgãos pélvicos, decorre do processo normal de envelhecimento e menopausa e é muito comum após a remoção cirúrgica do útero (histerectomia). Constituem fatores de risco para esta patologia condições que aumentam a pressão abdominal, como obstipação, tosse crónica e carga pesada ou esforços repetidos.

Os partos vaginais, sobretudo quando instrumentados e quando os bebés são grandes, bem como a sobrecarga de peso durante a gravidez, contribuem também para a condição. A probabilidade de prolapso aumenta com o número de partos. Esta patologia tende a manifestar-se vários anos depois dos partos.

Sintomas

Os sintomas de prolapso podem incluir sensação de pressão na vagina ou na região pélvica, desconforto durante as relações sexuais e perceção de uma massa dentro da vagina ou de uma protuberância a sair da vagina. São frequentes queixas de desconforto na região pélvica, especialmente após longos períodos de esforço ou em pé, que melhoram na posição deitada.

São comuns sintomas urinários, como urgência e incontinência urinária, infeções urinárias frequentes e dificuldade em esvaziar completamente a bexiga.

Esta condição associa-se ainda a sintomas intestinais, incluindo sensação de obstrução defecatória, obstipação e necessidade de pressionar a parede vaginal ao evacuar de forma a conseguir uma evacuação completa.

Estes sintomas podem prejudicar a qualidade de vida, o funcionamento diário e as relações íntimas, comprometendo a prática de atividade sexual e física, mas também a autoestima da mulher.

Contudo, a sintomatologia depende da gravidade do prolapso dos órgãos pélvicos. Quando o prolapso é ligeiro, muitas vezes as doentes são assintomáticas e o diagnóstico é realizado durante a observação ginecológica.

Tratamento do prolapso dos órgãos pélvicos a laser

O ProlapLase é uma intervenção inovadora a laser Er:YAG para o tratamento de prolapso dos órgãos pélvicos, única e não invasiva. Este utiliza, então, os efeitos fototérmicos suaves e não ablativos do modo SMOOTH da Fotona para refirmar o tecido e contrair o canal vaginal.

Média de sessões

3 sessões

Resultados esperados

O ProlapLase resulta numa redução significativa da dimensão do prolapso e envolve, em média, 3 sessões de tratamento a laser. As melhorias são visíveis após a primeira sessão e continuam a aumentar ao longo das sessões seguintes.

As duas opções de tratamento tradicionais, pessários de apoio e métodos cirúrgicos, associam-se a vários riscos e efeitos adversos.

Estudos clínicos mostram que o ProlapLase é uma solução eficaz, segura e não invasiva para esta condição.

Avaliação de Medicina Estética Gratuita

A consulta de avaliação serve para diagnosticar as suas necessidades específicas e aconselhar o tratamento mais adequado para si. Esta consulta inclui:

CONSULTORES CLÍNICOS ESPECIALIZADOS

PLANO DE TRATAMENTO PENSADO PARA SI

ORÇAMENTO PERSONALIZADO

PORQUÊ A CLÍNICA EPISENSE?

sala de tratamentos Episense clínica de medicina estética facial e corporal no Porto - Portugal

PORQUÊ A CLÍNICA EPISENSE?

Apostamos em si e por isso investimos em seriedade e qualidade. Os nossos recursos técnicos, quer em termos de aparatologia, quer em termos de equipa, permitem-nos valorizar o seu bem estar e a sua saúde. O Futuro da Beleza já está aqui. É seguro, eficiente e possível.

plugins premium WordPress