O que é a síndrome do relaxamento vaginal? Quais são as suas causas?
A síndrome do relaxamento vaginal corresponde à perda da arquitetura da vagina devido ao enfraquecimento das estruturas de suporte das paredes vaginais. As paredes vaginais vão ficando mais flácidas pela falta de colagénio.
O aumento do diâmetro do canal vaginal que carateriza esta condição pode ser causado pelo envelhecimento natural e pelas alterações hormonais caraterísticas da menopausa.
Os processos normais de envelhecimento fazem com que a vagina deixe de conseguir regenerar continuamente colagénio. Como esta proteína é essencial para o fortalecimento dos tecidos conjuntivos, a sua perda faz com que o órgão fique menos firme.
Além disso, o diâmetro do canal vaginal pode aumentar pelo estiramento excessivo que ocorre no parto. Por esse motivo, a síndrome agrava com o número de partos.
Sintomas
O prazer sexual depende da fricção gerada durante o ato sexual, que por sua vez depende do diâmetro do canal vaginal. Assim, o aumento do canal vaginal pode causar uma redução ou inexistência de orgasmo.
Outros sintomas da perda de colagénio na mucosa vaginal incluem secura vaginal, incontinência urinária e infeções urinárias e vaginais frequentes. Estes sintomas podem prejudicar a saúde sexual, qualidade de vida e autoestima da mulher.
Estes sintomas podem ser eficazmente tratados com recurso da tecnologia laser, através do IntimaLase®.
Tratamento da síndrome do relaxamento vaginal a laser
O IntimaLase® é um tratamento a laser para a síndrome de relaxamento vaginal que recupera eficazmente o tecido danificado e reestrutura a parede vaginal. Este tratamento ginecológico é seguro e não invasivo, sem incisão do canal vaginal.
O rejuvenescimento vaginal com IntimaLase® baseia-se nos efeitos fototérmicos induzidos de forma precisa e controlada do laser Er:YAG, exclusivo da Fotona.
O tratamento vaginal IntimaLase® é especialmente indicado para mulheres com sinais de envelhecimento vaginal (caraterístico da menopausa) e para mulheres após o parto (devido ao estiramento do canal vaginal).
Este procedimento de rejuvenescimento íntimo é ainda indicado para mulheres mais jovens com queixas de flacidez que necessitem de estreitamento do canal vaginal para maior satisfação sexual.
Média de sessões:
3 sessões de tratamento.
Benefícios do tratamento da síndrome do relaxamento vaginal com laser
O tratamento ginecológico da síndrome de relaxamento vaginal com laser IntimaLase® permite uma remodelação das fibras de colagénio existentes e a estimulação da síntese de novas fibras.
O resultado da neogénese e remodelação do colagénio é o encolhimento e o estreitamento do diâmetro vaginal de forma não ablativa, isto é, sem a remoção de qualquer tecido.
Assim, a mucosa vaginal torna-se mais espessa, aumentando a pressão intravaginal. Ao permitir o estreitamento do canal vaginal, os benefícios do rejuvenescimento ginecológico com IntimaLase® incluem também uma melhoria da saúde e satisfação sexual.
O IntimaLase® é também eficaz nos sintomas de incontinência urinária leve a moderada.
Por se tratar de um procedimento não invasivo e seguro, o IntimaLase® é um tratamento rápido e cómodo, sem necessidade de incisões nem anestesia e sem preparação pré-operatória.
A recuperação do tratamento com IntimaLase® é rápida, pelo que não são necessárias precauções pós-operatórias. Desta forma, as pacientes podem retomar imediatamente as suas atividades diárias normais.
Este tratamento ginecológico reduz até 80% do incómodo comparativamente a outros lasers utilizados com a mesma finalidade, como é o caso do laser de CO² fracionado.