As celulites resultam da acumulação de depósitos de gordura. Manifestam-se pela presença de pele com aspeto irregular e tende a ser mais evidente nas nádegas e coxas. Podem ser eficazmente reduzidas com o Morpheus8, que elimina a gordura e estimula a produção de colagénio para remodelar o corpo e reafirmar a pele.
Outros tratamentos, como o Venus Legacy, Exilis Elite, Cellutrix e Endolaser também têm mostrado ótimos resultados no combate à “pele casca de laranja”.
O que é a celulite?
A lipodistrofia ginóide, vulgarmente conhecida como celulite, consiste na deposição de células de gordura (adipócitos) sob as camadas mais profundas da pele (hipoderme).
A gordura acumulada nos adipócitos dificulta a microcirculação e a drenagem, traduzindo-se na retenção de líquidos e toxinas. Quando os adipócitos se acumulam, exercem pressão sobre as fibras de colagénio do tecido conjuntivo, que fazem a ligação entre a pele e o músculo. Assim, as fibras de colagénio são comprimidas, conferindo à epiderme um aspeto irregular e ondulado.
Como surgem as celulites?
As celulites surgem, essencialmente, no sexo feminino, afetando mais de 90% das mulheres. Por um lado, as mulheres têm mais tendência a desenvolver estas irregularidades, porque a gordura feminina encontra-se geralmente, distribuída pelas coxas, ancas e nádegas.
Além disso, o efeito dos estrogénios (hormona feminina) faz com que o padrão de malha dos septos fibrosos do tecido adiposo subcutâneo seja perpendicular à pele, aumentando a propensão das mulheres para esta condição.
Desta forma, os pontos de ancoragem da pele ao músculo puxam a pele para baixo. Simultaneamente, a camada de gordura entre eles empurra a pele para cima, formando-se um padrão de zonas com depressões e, ao mesmo tempo, elevadas.
Por outro lado, no sexo masculino, os adipócitos e o tecido conjuntivo desenvolvem-se de forma diagonal à pele. Assim, a camada de gordura mantém-se compacta, mesmo em homens com excesso de peso.
Sintomas de celulites
As celulites manifestam-se pela presença de pele com aspeto irregular. Normalmente, são, sobretudo, visíveis nas coxas e nas nádegas, mas também podem ser evidentes no peito, braços e abdómen inferior.
Nas formas mais ligeiras, são apenas visíveis quando a pele é comprimida ou com a contração muscular. Quanto mais ligeiras, mais fácil é o seu tratamento.
Em casos mais avançados, a pele forma irregularidades muito acentuadas e mais visíveis. Estas irregularidades podem, em casos mais graves, causar dor por compressão de terminações nervosas locais.
Fatores de risco para as celulites
Embora as causas das celulites não sejam totalmente compreendidas, há vários fatores que aumentam a propensão para este problema, incluindo fatores hereditários relacionados com a produção de hormonas e com o biótipo.
Outros fatores envolvidos no desenvolvimento das celulites incluem:
– Idade. Com o envelhecimento, é natural a diminuição dos níveis de estrogénio e da circulação sanguínea que irriga o tecido conjuntivo.
Esta diminuição na circulação sanguínea resulta numa redução do oxigénio que chega às células do tecido conjuntivo, responsáveis pela produção de colagénio.
A diminuição do colagénio faz com que o tecido conjuntivo perca firmeza e, dessa forma, a gordura fica mais visível.
– Alterações hormonais, incluindo as decorrentes da puberdade e menopausa, bem como do uso de contracetivos orais.
Por norma, as primeiras irregularidades na pele surgem na puberdade. Posteriormente, a sua progressão associa-se ao excesso de estrogénios durante a gravidez, com a toma da pílula, e até com a terapia de reposição hormonal.
– Dieta rica em lípidos, hidratos de carbono e açúcar, que promovem a acumulação de tecido adiposo sob a pele;
– Dieta com excesso de sódio, que aumenta a retenção de líquidos;
– Estilo de vida, incluindo o sedentarismo, permanecer sentado ou de pé durante longos períodos de tempo;
– Fumar dá origem a problemas microcirculatórios locais e aumenta a quantidade de radicais livres no organismo;
– O consumo de álcool acelera a lipogénese e provoca desidratação corporal, promovendo o armazenamento excessivo de gordura;
– Stress;
– Uso de roupa apertada.
Tratamentos das celulites
Embora sejam naturais, as celulites tem um efeito inestético e pode afetar a autoimagem, causando desconforto. Conheça os tratamentos e tecnologias disponíveis na Clínica Episense para tratar este problema:
Morpheus8
O Morpheus8 é o mais avançado tratamento de combate à “pele casca da laranja”, flacidez e gordura localizada. Trata-se do primeiro e único dispositivo de remodelação adiposa subdérmica de corpo e rosto.
A ação da radiofrequência fracionada desencadeia a produção de colagénio e elastina a um nível mais profundo, que outros tratamentos não conseguem alcançar.
Desta forma, o Morpheus8 coagula a gordura e contrai o tecido conjuntivo, promovendo o rejuvenescimento da área tratada e conferindo firmeza à pele.
Exilis Elite™
Exilis Elite™ é um tratamento avançado para o rejuvenescimento da pele e remodelação do corpo, com efeitos imediatos.
Ao promover a produção de elastina e colagénio, permite reduzir a flacidez e moldar a silhueta.
Massagem Modeladora Drenante
A drenagem linfática manual elimina o excesso de líquido e as toxinas. Permite moldar o contorno corporal, manipular gordura localizada, medidas e inchaço.
Pressoterapia/ Drenagem Linfática Mecânica
Esta massagem mecânica elimina as toxinas existentes entre os tecidos e estimula a circulação venosa e linfática. Assim, combate a retenção de líquidos, problemas circulatórios, inchaço, irregularidades e gordura.
Cellutrix
Consiste na aplicação intradérmica de microinjeções com vários produtos ou ácido hialurónico e uma solução bioestimuladora. Estas substâncias estimulam a microcirculação e drenagem linfática e promovem a regeneração da pele.
Desta forma, o Cellutrix permite suavizar eficazmente as irregularidades da epiderme.
EMTone® para tratamento da celulite
O EMTone® permite reduzir o perímetro e a celulite e melhorar a textura da pele através da modelação da silhueta corporal.
Venus Legacy™
O Venus Legacy® estimula a produção natural de colagénio e elastina ao mesmo tempo que elimina células adiposas.
Com recurso à mais avançada tecnologia de remodelação corporal, permite eliminar gordura localizada, irregularidades profundas da pele e a flacidez corporal.
Prevenção
Há várias medidas profiláticas que pode implementar para prevenir o desenvolvimento deste problema:
– Hábitos alimentares saudáveis, evitando o consumo de açúcares, gorduras e sal;
– Seguir uma dieta com alimentos ricos em antioxidantes, incluindo vegetais e fruta. Os antioxidantes protegem a aparência da pele ao proteger os tecidos dos efeitos prejudiciais dos radicais livres;
– Consumir cereais integrais e fibras, que também contribuem para a eliminação de toxinas;
– Beber muita água e ingerir alimentos com elevado teor de água por forma a melhorar a circulação sanguínea;
– Beber chás com propriedades diuréticas (por exemplo, o chá verde);
– Evitar roupas apertadas que dificultem a circulação sanguínea e agravem a retenção de líquidos;
– Praticar exercício físico regularmente para melhorar a circulação e o metabolismo celular;
– Manter um peso adequado também pode ajudar a reduzir a celulite. Contudo, este problema ocorre também em corpos magros.