Quando envelhecemos, o nosso organismo perde, pouco a pouco, a sua capacidade de produzir uma substância extremamente importante: o colagénio. Sem ele, várias estruturas do corpo ficam prejudicadas, especialmente a pele, onde os sinais da sua redução ficam mais visíveis.
Mas, com o avanço dos tratamentos dermatológicos, é mais fácil enfrentar este tipo de problema. Agora existem diversas técnicas que podem ser usadas para estimular a produção desta substância e dar à pele um aspecto mais jovem.
O que é colagénio?
O colagénio é uma proteína fibrosa que o nosso organismo produz de forma natural. É responsável por manter a elasticidade e a firmeza da pele e também está presente nas unhas, cabelo e articulações, ajudando a preservar a saúde em geral.
Assim que esta substância começa a diminuir na pele, notam-se os primeiros sinais de envelhecimento, o aumento da flacidez e o aparecimento de rugas.
Mulheres e homens, por vezes, recorrem assim a alimentos que contêm esta substância, como carnes, gelatinas; utilizam cremes e passam a ingerir suplementos alimentares. Mas, em muitos casos, isso não é suficiente e a opção mais eficaz é recorrer a procedimentos dermatológicos e estéticos.
O que é um banco de colagénio?
Um banco de colagénio é um tipo de reserva desta substância criada no nosso corpo quando as células do tecido conjuntivo ainda estão ativas e em plena atividade. Este processo acontece através do estímulo à produção desta proteína.
Quando este banco se forma, os sinais de envelhecimento da pele demoram um pouco mais a aparecer, já que haverá uma reserva a ser usada pelo organismo mesmo depois do índice de produção natural começar a reduzir.
Ou seja, a criação de um banco desta proteína é um tratamento preventivo para quem deseja manter a pele jovem, com elasticidade e firmeza por muito mais tempo.
Quais são os tratamentos que ativam esta proteína?
A estimulação desta substância ocorre devido a uma série de procedimentos, que podem ser escolhidos de acordo com a preferência do paciente e também com a ajuda do dermatologista, que vai analisar a situação e guiá-lo para um tratamento mais eficiente.
Grande parte das opções disponíveis são pouco invasivas, oferecem resultados rápidos e não exigem que o paciente passe por internamentos ou grandes períodos de recuperação.
Podem considerar -se os seguintes:
Tratamento com Fotona4D®
O Fotona4D® é um protocolo a laser com dois comprimentos de onda e que atinge 4 camadas da pele, causando um efeito rejuvenescedor em toda a sua espessura. Logo após o tratamento o paciente já apresenta mais firmeza na região tratada.
Bioestimuladores de colagénio
Os bioestimuladores de colagénio são substâncias injetadas diretamente na pele e, como o próprio nome sugere, que estimulam o corpo a produzir essa proteína. Dos resultados mais visíveis, destacam-se maior firmeza na pele e recuperação de estrutura e volume.
Os bioestimuladores podem ser uma resposta para quem deseja tratar as rugas de maneira eficaz, desde as rugas iniciais até às rugas mais profundas.
Além disso, os produtos são dermatologicamente testados e não apresentam contra indicações, já que são absorvidos pelo organismo, sem causar danos.
Tratamento por radiofrequência fracionada
A radiofrequência penetra na pele, ativando esta substância mesmo em níveis mais profundos, que não são alcançados por outros tratamentos. Este tratamento causa um efeito de rejuvenescimento, no qual a pele ganha mais firmeza e elasticidade.
O Morpheus8 é a terapia de eleição. Com este dispositivo de remodelação adiposa subdérmica, 24 ou 40 pinos revestidos a ouro, entram em contacto com a pele e fazem com que a gordura seja coagulada e a pele adquira mais tensão. Simultaneamente, o tecido conjuntivo é contraído, estimulando o colagénio. É considerado o primeiro e único aparelho com este tipo de funcionamento.
Fotona Dynamis SP Peeling Resurfacing
Este é outro protocolo a laser da Fotona. Combina dois tipos de laser: Fotona Nd:YAG e Er:YAG. Esta união é perfeita para quem procura uma renovação completa da pele, com esfoliação e estimulação do crescimento de uma nova camada.
O tratamento com este dispositivo é eficiente para quem deseja efeitos mais simples e superficiais e também para quem precisa de um rejuvenescimento drástico sem recorrer a procedimentos mais invasivos.
Grande parte dos efeitos positivos do laser surgem devido à sua capacidade de estimular a produção de proteínas importantes para a pele.
RADIESSE como estimulador de colagénio
Este é um tipo de bioestimulador que é aplicado subdermicamente na pele. A sua composição faz com que seja absorvido pelo organismo sem risco de reações adversas. Este procedimento causa um tipo de inflamação controlada na pele, o que acaba por ativar células de defesa. Esta combinação faz com que novo colagénio passe a ser produzido, dando também volume à região.
Sculptra®
Este composto também é injetado na pele através de pequenas injeções, sem oferecer riscos à saúde e é absorvido pelo organismo. A sua indicação primária é para a estimulação desta proteína fibrosa tão importante para a pele. Os níveis chegam a aumentar em 400%.
O tratamento pode ser feito em pessoas mais jovens, com o intuito de criar uma reserva da proteína. Entretanto, em pessoas com peles mais maduras, que já apresentam sinais de envelhecimento cutâneo, os resultados também são satisfatórios. A grande diferença entre as duas abordagens será principalmente no número de sessões.
Ultrasson Micro Focado Bu:Tera
Este equipamento é usado para agredir a pele de forma controlada com a utilização de energia térmica. Isto ajuda a iniciar um processo de regeneração, do qual faz parte a produção de colagénio. Assim, o paciente tem um efeito de melhoria da flacidez e rejuvenescimento cutâneo de forma não invasiva.
Mas é importante ressaltar que, embora todos estes tratamentos sejam eficazes, o paciente deve adotar alguns hábitos para manter os resultados por mais tempo, como evitar o sol em excesso, praticar atividade física, manter a pele hidratada e alimentar-se de forma mais saudável, reduzindo o consumo de açúcar e gorduras.