Ruga facial: quais os melhores tratamentos

18 Fev 2023

O surgimento de ruga facial transforma-se, muitas vezes, num motivo de preocupação para mulheres e homens. Embora possa ser apenas um sinal de envelhecimento, o seu efeito estético não é agradável para muitas pessoas que procuram a todo custo remover este tipo de marca, ou atrasar o seu aparecimento.

Felizmente, com o avanço da medicina estética, as rugas tornaram-se um problema que pode ser contornado, trazendo à pele uma aparência mais jovem e contribuindo para o aumento da autoestima.

Vamos entender porque as rugas surgem e quais são os tratamentos mais modernos recomendados pela medicina estética e por dermatologistas.

O que é ruga facial e porque ela aparece? 

A ruga é um sinal que surge na nossa pele, principalmente na região do rosto e pescoço, com a aparência de pequenos sulcos que podem ficar maiores e mais profundos com o passar do tempo.

A sua causa mais comum é o processo natural de envelhecimento. Pois, quando atingimos determinada idade, a produção de colagénio e elastina no nosso corpo diminui, afetando diretamente o aspecto da pele. Com a diminuição destas substâncias, a pele ganha uma aparência mais envelhecida, com uma menor sustentação e elasticidade.

Entretanto, há alguns fatores que aceleram o aparecimento e desenvolvimento das rugas, como a exposição excessiva ao sol, fumar, usar determinados medicamentos, não se hidratar da maneira adequada, entre outros.

Geralmente a pessoa que tem mais cuidado com a pele ao longo da vida vai demorar mais a apresentar as suas primeiras rugas. Estes cuidados incluem usar hidrantes, manter a pele limpa, usar protetor solar, beber muita água e ficar atento à alimentação. Alimentos que são capazes de combater os radicais livres contribuem para um envelhecimento mais lento. Alguns exemplos são: cenoura, pepino e peixes de água fria.

Quais os principais tipos de ruga?

As rugas recebem diversos tipos de classificação, dependendo da forma como são analisadas. Por exemplo, é possível dividi-las entre estáticas e dinâmicas, sendo que as estáticas são aquelas que se apresentam de forma fixa, principalmente devido ao envelhecimento. Já as dinâmicas são as que aparecem ocasionalmente devido aos movimentos do próprio rosto, quando sorrimos ou fazemos uma careta, por exemplo.

Por outro lado, quando consideramos os locais em que elas aparecem, é possível classificá-las da seguinte forma:

  • Rugas nasogenianas: estas linhas são fáceis de identificar, já que estamos a falar daqueles sinais que aparecem ao lado das narinas e descem até às extremidades da boca;
  • Comissuras labiais: são aquelas marcas que aparecem nos cantos da boca;
  • Periorais: estas também são conhecidas como código de barras devido ao seu formato característico, em que diversas linhas se formam à volta dos lábios;
  • Glabelares: são aquelas rugas que surgem entre as sobrancelhas.

Quais são os melhores tratamentos para ruga?

Existem tratamentos para rugas que estão na moda e são extremamente eficazes. Mas antes de optar por qualquer um deles, consulte-se com um médico de medicina estética ou um dermatologista para ter a certeza de que não há nenhuma contraindicação que desaconselhe o procedimento.

Muitas vezes, as pessoas tentam tratar as rugas recorrendo a dermocosmética, mas o ideal é que o tratamento seja feito numa clínica de medicina estética que disponha das mais avançadas tecnologias.

Radiofrequência

A radiofrequência estimula a produção de colagénio e elastina em camadas menos ou mais profundas da pele, o que deixa a área mais firme e promove o rejuvenescimento.

Este processo pode ser feito com o revolucionário aparelho Morpheus8, que é um dispositivo de radiofrequência fracionada. Trata-se do primeiro e exclusivo equipamento de remodelação subdérmica para o rosto e o corpo. Possui 24 a 40 pinos revestidos a ouro, que ajudam a coagular a gordura e a contrair os tecidos de conexão, preenchimento e de sustentação.

Outro equipamento com uma abordagem diferente é o Venus Legacy™. Este combina radiofrequência, pulsos magnéticos e tecnologia VariPulse, que penetram profundamente na pele e estimulam o colagénio. 

Os resultados são imediatos e o tratamento é indolor. Além disso, não há necessidade de qualquer tempo de repouso.

Laser para o tratamento de ruga

O laser é um tratamento muito eficiente quando falamos em ruga facial sem que haja a necessidade de cirurgias ou o uso de produtos químicos agressivos.

Nesta abordagem, o laser penetra na pele atingindo diferentes camadas e estimulando o rejuvenescimento. A produção de colagénio aumenta e a pele fica mais firme e volumosa.

Na clínica Episense, dispomos de tecnologia de ponta em termos de laser, com os seguintes tratamentos:

  • Fotona4D®: um tratamento que trabalha em 4 dimensões da pele;
  • Fotona Dynamis SP Peeling Resurfacing: o aparelho usa uma combinação de laser para esfoliar a pele e estimular a produção de pele nova.
Mulher se olhando no espelho vendo sua ruga - site Episense clínica de medicina estética facial e corporal no Porto - Portugal

Ácido hialurónico

ácido hialurónico, produzido de forma natural pelo corpo, pode ser aplicado numa versão sintética, promovendo a produção de colagénio e contribuindo para o rejuvenescimento facial. Pode ser usado no tratamento de ruga facial, independentemente do tipo. E para perceber e os seus efeitos é necessário aguardar pelo menos uma semana a um mês.

Este procedimento é feito através de agulha ou cânula, com a aplicação de anestesia local para diminuir o incómodo. Além de reduzir as rugas, o ácido hialurónico é essencial na harmonização facial.

Preenchimento dérmico injetável

Neste tratamento é injetado um tipo de gel na pele, como o Radiesse. É indicado para rugas moderadas e severas e tem um efeito imediato na pele, aumentando a sustentação e a firmeza. Pode ser usado por todo o tipo de paciente.

Além disso, os resultados prolongam-se, já que este gel é composto de microesferas de hidroxiapatita de cálcio, que formam um tipo de estrutura sob a pele e estimulam a produção de colagénio, rejuvenescendo a região e diminuindo a flacidez.

As opções na clínica Episense são muitas, mas o tratamento adequado deve ser decidido em conjunto com o seu médico ou dermatologista. Para além do médico, os procedimentos devem ser realizados numa clínica de medicina estética, com o acompanhamento de tecnologia avançada, para que possamos tratar todas as dimensões das necessidades de cada paciente.

plugins premium WordPress