Varizes: como tratar derrames, telangiectasias e microvarizes.

16 Jun 2023

As varizes são veias dilatadas com uma cor azulada e/ou arroxeada que surgem debaixo da superfície da pele. Quando as paredes das veias enfraquecem e as suas válvulas não fecham corretamente, o sangue acumula-se na veia, que dilata e se torna tortuosa.

Os tratamentos a laser são procedimentos de rotina para a remoção de muitos tipos de lesões vasculares.

O Neodimio Fotona SP Dynamis e o StarWalker MaQX são eficazes e seguros no tratamento de derrames (telangiectasias), microvarizes e malformações vasculares (angiomas), como manchas na pele, lagos venosos e hemangiomas.

O que são varizes? Como surgem?

As varizes são dilatações das veias superficiais do corpo localizadas debaixo da pele. Geralmente, formam-se nas pernas.

O sangue do nosso corpo é transportado por dois tipos de vasos sanguíneos. Por um lado, artérias são vasos sanguíneos que transportam o sangue rico em oxigénio para o resto do corpo.

Por outro, as veias são vasos sanguíneos que trazem o sangue de volta para o coração, para que possa receber novo oxigénio. Isto significa que as veias dos nossos membros inferiores trabalham contra a gravidade.

Para facilitar a ascensão do sangue ao coração, as veias têm um sistema de válvulas que faz com que o sangue siga numa única direção. Contudo, quando estas válvulas não funcionam corretamente e são incapazes de fechar totalmente, o sangue que deveria ascender em direção ao coração começa a seguir na direção oposta, descendente, e acumula-se nas veias.

Assim, devido à incapacidade de levar o sangue em direção ao coração, as veias começam a dilatar, tornando-se tortuosas.

Cerca de 20 a 25% dos portugueses sofre desta condição. Contudo, o sexo feminino apresenta mais queixas, numa proporção de dois para um, devido às alterações hormonais e à gravidez, que aumentam o fluxo sanguíneo.

As lesões vasculares podem evoluir sem sintomas. Ainda assim, quando se tornam incomodativos, podem ser eficazmente tratados com recurso aos mais inovadores procedimentos da cirurgia vascular e da medicina estética.

Tipos de lesões vasculares

– Malformações vasculares (angiomas) são acumulações densas de vasos sanguíneos ou linfáticos, localizados na pele, dando origem a lesões de cor vermelha ou roxa. Incluem, entre outros, hemangiomas e manchas de vinho do porto.

– Varizes e microvarizes: vasos sanguíneos superficiais, localizados principalmente nos membros inferiores, concentrando-se nas pernas, que sofrem um processo de deformação;

A principal diferença entre elas é o tamanho. As microvarizes são menores, mas podem evoluir e aumentar de dimensão.

– Derrames (telangiectasias) e pequenos raios: dilatações venosas de pequeno calibre que surgem tipicamente nas zonas dos tornozelos e coxas;

Quando não são tratados, os derrames tornam-se mais abundantes e podem provocar alterações da pele.

Embora com naturezas distintas, estas lesões englobam-se no termo Doença Venosa Crónica e devem ser tratadas para melhoria dos sintomas, para impedir a evolução dos sintomas ou por razões estéticas.

Quais as suas causas?

Embora qualquer pessoa possa desenvolver estas lesões vasculares, há fatores que aumentam a probabilidade de se desenvolverem. Estes fatores de risco incluem:

– Idade: as paredes e válvulas venosas perdem elasticidade e firmeza com o processo natural de envelhecimento.

– Sexo feminino: as hormonas femininas podem fazer com que as veias distendam. A gravidez, a toma da pílula e a menopausa aumentam a probabilidade de desenvolver estas lesões devido às alterações dos níveis hormonais;

– Hereditariedade: a fraqueza congénita (herdada) das paredes das veias torna-as facilmente dilatáveis pela pressão sanguínea. Assim, pessoas com história familiar têm uma maior probabilidade de desenvolver esta condição;

– Estilo de vida: pessoas que passam períodos prolongados de pé e/ou sentadas estão mais propensas ao desenvolvimento desta condição devido à redução da circulação.

Da mesma forma, a exposição ao calor e utilização de peças de roupa apertadas podem favorecer o desenvolvimento destas lesões devido à redução da circulação sanguínea;

– Peso corporal: já que o excesso de peso pode aumentar a pressão nos vasos sanguíneos.

Quais os sintomas das varizes?

Os sintomas das varizes evoluem ao longo do tempo, piorando com o passar dos anos caso não sejam devidamente tratadas. Inicialmente, os pacientes podem ser assintomáticos. Eventualmente, podem começar a surgir sintomas como:

– Veias salientes: contorcidas, edemaciadas (inchadas), de aspeto tortuoso, azulado ou arroxeado, debaixo da superfície da pele;

– Dor e cãibras nos membros inferiores;

– Cansaço e sensação de pernas pesadas;

– Sensação de dormência e comichão;

– Edema (inchaço) nos tornozelos e pés que intensifica ao final do dia após exposição prolongada ao calor.

Quando não são tratados, estes sintomas podem evoluir para complicações mais graves, incluindo hemorragia, inflamação (flebite), formação de trombos (trombose venosa profunda) e úlceras de perna.

Sinais de gravidade incluem o aparecimento de alterações de coloração e consistência no terço inferior da pele das pernas, que se torna acastanhada e endurecida, anunciando
uma potencial úlcera varicosa. Esta condição clínica pode prejudicar a imagem corporal e, consequentemente, a autoestima.

As lesões vasculares podem evoluir sem sintomas. Ainda assim, quando se tornam incomodativos, podem ser eficazmente tratados com recurso aos mais inovadores procedimentos da medicina estética e cirurgia vascular.

Varizes aparentes na perna - site Episense clínica de medicina estética facial e corporal em Matosinhos, Porto - Portugal

Tratamento das varizes

O tratamento médico das varizes envolve, geralmente, o uso de meias elásticas e medicamentos flebotómicos. O tratamento cirúrgico envolve a cirurgia clássica de excisão das veias safenas ou o tratamento minimamente invasivo por ablação endovenosa, através da radiofrequência ou laser.

As lesões vasculares podem ser tratadas eficazmente e de forma minimamente invasiva usando tratamentos a laser.

Tratamento de lesões vasculares a laser

A Clínica Episense tem à sua disposição os mais avançados tratamentos de varizes a laser. Descubra quais são e informe-se do mais indicado para si na Clínica Episense:

Neodimio Fotona SP Dynamis

O tratamento Neodimio Fotona SP Dynamis oferece a solução dermatológica e vascular perfeita para as lesões vasculares. Com o Neodimio Fotona SP Dynamis, a energia do laser é absorvida pelo sangue na veia, convertida em calor, e as paredes das veias são subsequentemente destruídas.

A luz Nd: YAG tem como alvo não só a camada superficial da lesão, mas também o sistema de alimentação vascular subjacente, o que é fundamental para garantir a eficácia a longo prazo do tratamento. O seu laser Fotona Nd:YAG de pulso longo penetra a uma profundidade de 5-6 mm na pele, permitindo tratamentos altamente eficazes.

Estudos clínicos mostram que mais de 75% dos pacientes com hemangiomas profundos tratados com lasers Nd: YAG observam uma regressão significativa nas suas lesões vasculares.

O laser Fotona Nd:YAG elimina um elevado número de derrames em poucas sessões, em todas as áreas do corpo e rosto. O tratamento é seguro, já que outras veias saudáveis fornecem sangue à área tratada. Além disso, é o próprio sistema imunitário que remove o tecido morto, como se se tratasse de um hematoma.

StarWalker MaQX

O tratamento vascular e  dermatológico StarWalker MaQX permite auxiliar na remoção de lesões vasculares pigmentadas através do rejuvenescimento  e despigmentação da pele e tratamento de marcas mais ou menos profundas.

Com recurso à tecnologia de ponta FracTat, o Starwalker MaQX é capaz de melhorar as manchas das lesões vasculares na pele, iniciando a renovação celular e vascular.

Como prevenir o aparecimento das varizes?

O envelhecimento é um sinal de agravamento das varizes. Assim, são aconselhados tratamentos adequados, mas também regras de profilaxia, tais como:

– Hidratar o corpo diariamente;

– Evitar longos períodos em pé, parado. Para tal, fazer intervalos de marcha ou colocar-se em bicos de pés várias vezes;

– Evitar longos períodos sentado, sobretudo em cadeiras de rebordo duro, ou cruzar as pernas. É aconselhado fazer frequentemente movimentos com as pernas;

– Evitar excesso de peso, tabaco e bebidas alcoólicas;

– Evitar banhos muito quentes, já que o calor dilata as varizes;

– Evitar exposição prolongada ao sol;

– No verão, massajar as pernas com duche frio, de baixo para cima;

– Não bloquear a circulação com calças ou botas apertadas, cintas, ligas ou meias com rebordo elástico forte;

– Após o aparecimento das lesões vasculares, consulte um especialista para evitar a progressão dos sintomas.

plugins premium WordPress